Deixe o passado para trás! Renasça para a nova vida!


Passado, presente e futuro. O que você está vivendo neste exato momento? Você ESTÁ vivendo o presente que Deus te deu: a Vida, os vínculos com as pessoas amadas, o amor, suas tarefas diárias. Você está no agora. Se não está, deveria estar. Porque é o lugar de todos. As células do seu corpo estão se renovando a cada instante (inclusive, neste exato momento) e não são iguais às de uma hora atrás.

Sabe por quê? O futuro ainda não aconteceu. Mas, no presente, você pode delinear o seu destino por meio de suas atitudes e pensamentos. Quando o hoje está muito difícil, parece que o cérebro tem um mecanismo de fuga para não sentir tanto a dor. A mente volta-se para o passado ou o futuro. O filósofo Osho já dizia: sinta a dor. Não se anestesie, não negue o sofrimento. Esse processo faz parte da Vida e fortalece-te internamente. Nossa, como você fica forte: a cada luto, a cada batalha vencida, a cada dor de cabeça que passou sem precisar de comprimidos. Você se sente uma vitoriosa.

E o passado? A maioria das pessoas prende-se a ele: olha uma foto e vê o quanto era mais jovem e bonito (mesmo que na época não se achasse tanto assim) ou, mesmo, as lembranças boas que gostariam de revivenciar e eventos traumáticos que ainda não conseguiram trabalhar.

Só que as pessoas também esquecem-se de que o melhor delas está no hoje: a fortaleza de espírito e de alma construída por meio das experiências que vão ajudá-las a construir/enfrentar harmoniosamente (corajosamente) o futuro. Até mesmo os fatos ruins mostram muito: o que não deve se repetir para não errar novamente e sofrer, a selecionar vínculos para seu convívio social atualmente, afinal, acabamos por descobrir com o passar do tempo, o que (ou quem) é melhor para nós ou não. Experiências não se repetem, até mesmo uma semelhante: todas são diferentes e quanto mais você estiver preparado, melhor, porque a Vida é boa, mas só é muito boa para os fortes. “Não importa o que acontece a você, mas como você enfrenta o que acontece a você”.

Efeito Flashback

Revivenciar o passado traumático é sentir dor todos os dias por algo que está inserido no conceito de irreversibilidade: você não pode mudar o que aconteceu. E se acontecer novamente, será diferente. Além disso, você estará mais forte. Se viver sempre no efeito flashback, poderá até atrair doenças emocionais como ansiedade crônica, depressão ou uma condição de estresse pós-traumático (TEPT). Não se puna por isso. Deu o melhor que podia de si, tirou lições disso, ficou mais humana, mais forte. Não quer dizer que deva esquecer o passado. Os aprendizados serão aplicados no presente para a construção de um novo futuro. As experiências nunca são as mesmas e você é muito forte, muito mais forte do que imagina. Lembre-se de uma situação muito difícil que você conseguiu vencer. Estamos todos no círculo de vencedores, porque continuamos seguindo com a Vida enquanto o mundo não pára até a ferida cicatrizar. O tempo e sua habilidade de administrar os seus sentimentos farão a ferida fechar. A cicatriz é marca de guerra, de vitória. A ferida só cicatriza-se quando você passa de FASE: vence aquele desafio que teima em se repetir até você alcançar a libertação interior.

Ecoar em lembranças tristes é não acreditar que você pode mudar o futuro para melhor. É pura falta de fé, em si mesmo e no que a Espiritualidade tem a nos oferecer em termos de auxílio. É auto sabotagem. Aliás, esse comportamento só atrapalha a ajuda da Espiritualidade, que tenta o tempo todo nos auxiliar em nossos progressos espiritual, material e mental. Se manifestamos um sentimento de queixa e insatisfação, a nossa atmosfera se transforma em obscura e, assim, atraímos ainda mais coisas desagradáveis ao nosso redor. A causa está na atmosfera a qual criamos e o redor modificará para melhor se você estiver sempre alegre. Busque, em qualquer situação, o sentimento de alegria. Mesmo nos momentos mais difíceis, tente se desfocar do problema, distraindo-se com outras coisas: afazeres, atividades prazeirosas… seja sua melhor amiga! Mas daquelas amigas TOP mesmo!

Aprenda com o passado, não alimente as lembranças ruins porque você pode mudar o futuro por meio do presente. Viva no presente, então. Não se angustie com o futuro. Ele está lá, sendo moldado AGORA. Se você soubesse que aproveitamos menos de 10% do poder da nossa mente…!!! O poder que Deus nos deu, que é a força mental, deve ser utilizada o máximo possível em seu favor, com pensamentos positivos, vivendo no agora e tocando a vida em frente. Siga! Torne feliz o desfecho dos seus dias. Você tem, agora, a oportunidade de construir um futuro maravilhoso!

Renasça! 

“Se você planta felicidade, colhe felicidade”

O melhor está por vir. Mas depende de sua ajudinha também!

Dicas:

1)    Você precisará lançar mão de técnicas de respiração e mentalização positiva, ter paciência para respeitar o tempo necessário de cicatrização da ferida emocional e não negue, em hipótese alguma, uma boa rede de apoio, que pode vir de um familiar, cônjuge, de um médico amigo, entre outros vínculos sociais.

2)    Preste atenção à sua respiração. Respirar de forma correta e profunda desacelera a frequência cardíaca, clareia os pensamentos, relaxa o corpo e fará com que você se acalme. Inspire pelo nariz e expire pela boca, profundamente, aguardando alguns segundo para soltar o ar, quantas vezes achar necessário.

3)    Preste atenção ao que está fazendo neste exato momento. Quando o flashback vier à sua mente, observe tudo o que está acontecendo agora: os carros passando, a árvore esvoaçando com o vento, as pessoas passando pela rua, até acalmar-se. Então, volte a fazer o que estava fazendo antes do flashback.

4)    Faça atividades prazeirosas. Dê-se uma folga destes pensamentos ou da rotina. Pode ser uma caminhada, escutar música, uma arte manual, sentar ao ar-livre ou conversar com um amigo. Sempre dá tempo mesmo se sua rotina for corrida. É só planejar-se.

5)    Atividade física é essencial. Após um trauma, o corpo libera adrenalina, hormônio que pode gerar uma intensa carga de energia e causar tensão. Os exercícios ajudam a liberar esta energia exacerbada, além de serotonina, endorfina, entre outras substâncias responsáveis pelo bem-estar e a felicidade.

6)    Aprenda a reconhecer seus sentimentos e os sintomas que o trauma gerou. Tente, com muita fé e força, substituí-los por pensamentos contrários, ou seja, sentimentos positivos.

7)    Aceite as incertezas da Vida, mas saiba que você pode mudá-la a todo instante, com o poder do pensamento positivo, da mente. O psicológico em estado de felicidade gera uma outra realidade futura, muito mais positiva.

8)    Cuide de você, do as sua alimentação, da sua rotina, do seu sono.

Todos os dias, gosto de fazer uma oração chamada “Renascer em Deus”. Quer conhecer? Uma vez por dia é o suficiente. Se achar necessário, faça mais vezes, como antes de dormir e ao acordar. (aqui!). Outra oração interessante é a “Para superar a Insegurança e o Medo”. Ambas são fruto de uma filosofia chamada Seicho-No-Ie. Se quiser ler esta última, clique aqui! Orações são mantras poderosos – porque a palavra tem poder – e ligando-nos à Espiritualidade que nos acolhe.

Espero que tenha gostado das dicas. Não há nada aqui que eu publique que eu não me esforce em fazer também. Portanto, se eu posso, você também pode. Coragem se seguir em frente!

Com gratidão e amor,

Equipe Curando Sua Vida

 

 

Leave a Reply